5 passos para estruturar o livro-caixa para igrejas
Entenda como funciona o livro-caixa para igrejas e como montá-lo em 5 passos
O livro-caixa é um instrumento fundamental para manter o controle financeiro de qualquer organização, incluindo igrejas.
É por meio dele que as receitas e despesas são registradas, permitindo que os gestores possam avaliar a saúde financeira da instituição e tomar decisões mais corretas.
No caso das igrejas, além de cumprir com obrigações legais, o livro-caixa também é importante para garantir a transparência e confiança na gestão dos recursos da instituição.
Nesse contexto, trouxemos 5 passos para desenvolver o livro-caixa de sua igreja de forma fácil e eficiente. Confira!
O que é o livro-caixa?
O livro-caixa, de modo geral, é um registro contábil que detalha todas as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa ou instituição em um determinado período.
Ele é utilizado para o controle financeiro e para a apuração de impostos, como o Imposto de Renda.
No livro-caixa, deve-se ter registrado os recebimentos de vendas, serviços prestados, pagamentos recebidos de clientes, bem como todas as despesas e pagamentos efetuados, como compras de mercadorias, pagamento de salários, contas de luz, água, telefone, entre outros.
É importante que o livro-caixa esteja sempre atualizado e organizado para poder servir como um instrumento confiável de controle financeiro e para evitar problemas fiscais.
Além disso, o livro-caixa também é utilizado como base para a elaboração do balanço patrimonial e da demonstração de resultados, que são relatórios contábeis essenciais para a gestão de uma empresa ou para a declaração de impostos de uma pessoa física.
Entenda mais sobre as questões fiscais e tributárias de uma igreja, acessando as postagens abaixo:
5 passos para montar o livro-caixa de uma igreja!
-
Determine o período de registro
defina o período de registro que será utilizado no livro-caixa, pode ser mensal, trimestral ou anual, por exemplo;
-
Registre todas as entradas de recursos
registre todas as entradas de recursos, como doações, dízimos e ofertas. Anote a data, a origem e o valor recebido;
- Anote todas as saídas de recursos
registre todas as despesas, como pagamento de salários, contas de luz, água, telefone e aluguel, além de ter o destinatário e os valores pagos;
-
Classifique as receitas e despesas
categorize as entradas e saídas, como despesas administrativas, despesas com eventos, despesas com manutenção e reformas, etc.;
-
Faça a conciliação bancária
compare as informações do livro-caixa com as informações do extrato bancário para garantir que todas as transações foram registradas corretamente.
Mantenha as finanças da sua igreja sempre organizadas!
Além dos passos citados acima, contar com ajuda especializada, como da Afiscont, é um dos meios fundamentais para manter o livro-caixa sempre em dia e atualizado.
Através de uma empresa especializada, os gestores não precisarão se preocupar com as questões financeiras e poderão otimizar tempo para outras áreas da organização.
Conte com o nosso auxílio especializado e garanta o sucesso financeiro de sua igreja!
Atualizado em março de 2023.
MANTENHA O LIVRO-CAIXA DE SUA IGREJA EM DIA!