Saiba como abrir uma igreja de forma simples e legal!
Como abrir uma igreja: Um guia completo
Compartilhe sua fé com as pessoas e entenda como abrir uma igreja evangélica, de forma legal
Você tem o sonho de abrir uma igreja e compartilhar a sua fé com outras pessoas? Você sabe quais são os passos necessários para realizar esse projeto?
Neste artigo, vamos te mostrar como abrir uma igreja, de forma legalizada e rápida no Brasil, seguindo as normas do código civil e da legislação tributária. Confira!
Leia também:
Como abrir uma igreja
Existem diversos tipos de igrejas, sendo católica, evangélica, budista, espírita, entre outras.
Dos exemplos citados, as igrejas evangélicas são as mais “fáceis” de se abrir. Inclusive, elas são as que mais crescem no Brasil, nos últimos anos. Portanto, explicaremos como abrir uma igreja evangélica.
Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:
1. Compor uma diretoria para sua igreja
O primeiro passo é formar uma diretoria com, no mínimo, os seguintes cargos: presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro, com os respectivos suplentes. Quanto menor o número, mais fácil o processo de regularização.
2. Elaborar um estatuto social
O estatuto social é o documento que define as regras, os objetivos, os direitos e os deveres da igreja e de seus membros. Ele deve conter, entre outras informações, o nome, a sede, a finalidade, o patrimônio, a administração, a dissolução e as disposições gerais da igreja.
3. Registrar o estatuto social e a ata de fundação em cartório
Após elaborar o estatuto social, é preciso registrar o documento e a ata de fundação da igreja em um cartório civil de pessoas jurídicas. A ata de fundação deve conter a localização da igreja, com cópia do IPTU do imóvel, no qual a igreja estará sediada.
4. Obter o CNPJ junto à Receita Federal
Com o estatuto social e a ata de fundação registrados em cartório, é preciso solicitar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal. Possuímos, aqui no blog, um guia para você abrir seu CNPJ, sem complicações!
5. Inscrever-se na Prefeitura Municipal
Por fim, é preciso inscrever a igreja na Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento, o alvará sanitário e dos bombeiros. Esses documentos são necessários para garantir a segurança e a regularidade das atividades da igreja.
Quais documentos são necessários para abrir uma igreja?
A abertura de uma igreja requer a junção de alguns documentos, sendo eles:
- Documentos pessoais dos diretores da igreja (RG, CPF, comprovante de residência, estado civil e profissão);
- Estatuto social e ata de fundação registrados em cartório;
- Contrato de locação ou IPTU do imóvel, no qual a igreja estará sediada;
- CNPJ da igreja;
- Alvará de funcionamento, sanitário e dos bombeiros.
Tenha uma assistência competente para te ajudar a abrir uma igreja
Abrir uma igreja é um projeto que exige planejamento, organização e conhecimento das normas jurídicas e tributárias.
Seguindo os passos que apresentamos neste artigo, você poderá abrir uma igreja, de forma legalizada e rápida no Brasil, sem maiores dificuldades.
Lembre-se de contar com a ajuda de profissionais especializados. A Afiscont tem uma vasta experiência em assessoria contábil para instituições religiosas.
Portanto, entre em contato com a gente e conheça nossos serviços.