Saiba qual o CNAE correto para instituições religiosas e qual a sua finalidade
Escolher o CNAE ideal para sua instituição religiosa é essencial no momento de estruturar a empresa. Entenda mais sobre o assunto
Você conhece o CNAE? Esta é a sigla para representar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, e tem como finalidade identificar o que está sendo atualizado no local.
Para obter um CNPJ é essencial escolher o código correto, pois assim será controlado as gestões tributárias da melhor forma, evitando possíveis fraudes.
Contudo, é preciso reconhecer qual a funcionalidade deste cadastro e quais são as atividades exercidas na empresa ou instituição.
Juntamos nesse artigo, algumas questões que irão auxiliar no momento de abertura de empresa e escolha do CNAE. Confira.
O que é o CNAE?
O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) nada mais é do que um sistema de classificação utilizado para identificar e categorizar as atividades econômicas desenvolvidas por empresas e empreendedores.
Ele foi criado pela Receita Federal, para facilitar o momento de recolher, organizar e analisar os dados econômicos.
Sua classificação é baseada em uma estrutura de hierarquia, e conta com níveis de detalhes específicos. Dessa maneira, o nível maior é a divisão, seguindo com os grupos, classes, subclasses e por último vem as atividades econômicas.
As atividades são identificadas por um código com 7 dígitos que permite uma identificação precisa da mesma.
Além disso, o CNAE é de suma importância para as empresas serem identificadas mais facilmente, possibilitando a definição elaborada de seus impostos e alíquotas.
Para validá-lo, as empresas irão informar à Receita Federal qual a atividade econômica principal e quais as secundárias, e essa classificação deve ser atualizada a fim de acompanhar as mudanças da estrutura econômica desenvolvida na empresa.
Sendo assim, esse cadastro é extremamente importante, pois facilitará a identificação e as análises das atividades exercidas pelas empresas, visando o melhor controle gestacional.
Saiba mais sobre outras questões fundamentais para realizar abertura de uma igreja:
Qual o melhor tipo de CNAE para igrejas?
Como dito anteriormente, é preciso reconhecer o CNAE conforme as atividades exercidas na empresa, no entanto, se tratando de uma instituição religiosa é necessário identificar o número que se direciona a essa ação.
Segundo a Receita Federal, o CNAE 94.11-3 é um dos cadastros direcionados às igrejas, o mesmo se encaixa a qualquer outra instituição que realiza as atividades abaixo:
- Atividades organizacionais de cunho religioso ou filosófico;
- Atividades de igrejas, conventos, mosteiros, entre outros;
- Catequese, celebração ou cultos;
- Cerimônias religiosas fúnebres.
Contudo, é preciso estar atento, pois há algumas ações que não cabem a esse código, sendo:
- Astrólogos, videntes, entre outras atividades;
- Edição e impressão de jornais e revistas realizados através da instituição;
- Atividades educacionais de saúde ou assistência social;
Conte com a Afiscont
Realizar a abertura de uma empresa requer diversos processos burocráticos, além de reconhecer o CNAE é preciso estar com as documentações exatas e não ocasionar problemas.
E para que isso ocorra de forma simples e facilitada, contar com uma empresa especializada, como a Afiscont, é essencial no processo.
Contamos com uma equipe de profissionais qualificados que estão prontos para auxiliar sua empresa em todas as situações.
Entre em contato com nossa equipe e saiba como abrir sua instituição de forma eficaz!
CLIQUE AQUI E SAIBA COMO PODEMOS AUXILIAR SUA INSTITUIÇÃO A NÃO TER PROBLEMAS NA ESCOLHA DO CNAE