Não corra riscos na hora de dar o passo mais importante da sua vida empresarial!
Índice
ToggleVeja os cuidados na hora de montar o negócio próprio
Ser chefe de si mesmo. A maioria dos brasileiros sonha em construir um empreendimento, sair da CLT e começar a ganhar dinheiro com o próprio negócio.
Apesar da enorme quantidade de pessoas que tiram esse sonho do papel todos os anos, são poucos aqueles que conseguem ter sucesso no longo prazo.
A chance de seu negócio dar certo ao longo dos anos é diretamente proporcional ao quanto você estuda e entende sobre empreender. Separei os principais pontos que qualquer pessoa precisa saber antes de fazer o primeiro empreendimento.
Conheça seu trabalho
Abrir um negócio próprio não é simplesmente escolher uma loja em um local aleatório, vender coisas de que você gosta e ver se dá certo. É necessário entender o nicho, conhecer bem o produto ou serviço e sentir familiaridade com o que vai trabalhar.
Quando não se tem firmeza e confiança naquilo que vende, a insegurança fica nítida e isso acaba passando uma imagem para o comprador de que talvez aquele não seja o melhor lugar para fazer compras.
Se dominar seu nicho, tenha certeza de que seu concorrente vai fazer isso e vai acabar deixando você para trás. Grande parte da venda acontece na hora das explicações e da persuasão do vendedor.
Escolha bem o local
Não é porque um lugar é perto da sua casa, do qual você gosta muito ou que acha bonitinho serve para abrir seu negócio. Faça uma pesquisa a fundo sobre onde deve abrir seu ponto, o tipo de público que espera e o quanto irá conseguir atingi-lo estando no lugar certo.
De que adianta o aluguel de uma loja que caiba no seu bolso se não tem onde o cliente estacionar para fazer as compras? De que serve uma loja bonita e bem decorada se fica muito distante do local onde os seus clientes frequentam? Entender e pesquisar bem o local é parte fundamental para o sucesso do negócio.
Tenha capital de giro
Já ouviu falar sobre reserva de emergência? É um valor que você deve ter para garantir suas despesas mensais caso venha a ter algum tipo de emergência, como perder o emprego, ficar doente, sofrer algum acidente etc.
O conceito de capital de giro é muito similar, só que é voltado para os negócios. Esse é um valor que deve suprir todas as despesas e obrigações da empresa por um tempo. É interessante que tenha o valor de 6 meses dos gastos da empresa como capital de giro, pois assim você terá um fôlego caso seu negócio não vá tão bem ou surja um imprevisto, como está sendo o caso do coronavírus, que fechou todos estabelecimentos por tempo indeterminado.
Claro, quanto mais, melhor, e se desejar ter um capital de giro de mais de um ano, é ótimo para garantir a vida do seu negócio, mas o que não se pode fazer é negligenciar sua importância. Infelizmente, grande parte dos negócios que fecham é devido a não terem os recursos para conseguir mantê-los abertos em momentos mais delicados.
Estude
Você não precisa fazer um curso, uma pós-graduação para estudar sobre administração e vendas. Hoje em dia é muito fácil encontrar várias entidades e escolas que auxiliam o micro e pequeno empresário na gerência de seus negócios.
É possível fazer cursos rápidos ou contar com a ajuda de especialistas de diversas áreas que vão orientar você quanto a prosseguir com cuidados administrativos, de precificação e até mesmo de vendas do seu empreendimento. Um ótimo lugar para procurar por esse tipo de serviço é no Sebrae.
Abrir um negócio próprio vai muito além do que simplesmente ter o dinheiro para abrir uma loja, gostar do produto ou querer ganhar dinheiro de maneira independente. Ter seu empreendimento é realmente algo muito bom, mas também bastante trabalhoso. Levando em consideração todos esses pontos, tenha certeza de que o sucesso do seu negócio virá de forma mais tranquila.
Para garantir todas as soluções de profissionais que sabem exatamente o que seu negócio precisa para prosperar, é só contar conosco, da AFISCONT!
Estamos localizados em Vitória, Caieiras – SP e adoraríamos tomar um café com você para conhecer o seu negócio.
Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!
Contabilidade para terceiro setor – Qual o real papel do contador?
Você já pensou como empresas sem fins lucrativos cuidam da gestão financeira? A contabilidade para …