Todo empreendedor possui muita energia e criatividade, qualidades fundamentais para transformar uma ideia em algo que seja concreto para criar uma empresa, administrá-la corretamente e fazê-la crescer.
O processo de empreender é constituído por 4 etapas:
1. Identificação de Oportunidades
A primeira etapa é gerar ideias e identificar oportunidades. Você deve usar a sua criatividade, intuição e experiência para detectar oportunidades.
2. Elaboração do Plano de Negócios
A segunda etapa é elaborar o plano de negócios. Descreva o seu empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa.
3. Captação de Recursos
Na terceira etapa você deve buscar recursos. Procure recursos financeiros, físicos e tecnológicos para iniciar as atividades do seu negócio.
4. Gerenciamento
A quarta etapa é gerenciar a empresa. Você tem em suas mãos a responsabilidade de manter a empresa viva e em crescimento.
Como deve imaginar, nada disso deve ser feito as pressas, tudo depende de planejamento. E, então, voltamos ao que é fundamental para ser um empreendedor: o plano de negócios.
Mas o que é realmente um plano de negócios?
• É um documento de planejamento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento do ponto de vista da: estratégia, do mercado, das operações e também da gestão financeira.
• Tem como propósito decidir o que é ou onde você pretende chegar com a sua empresa. É uma forma de entender o negócio e qual o melhor caminho para chegar ao objetivo final.
• É bem mais que algumas ideias. O plano de negócios é o que permite você refletir aspectos da sua empresa. Com base no plano é possível analisar o mercado e os números antes de tomar decisões.
• Enquanto forma o seu plano de negócios, você adquire conhecimento sobre tudo que envolve a sua área, como: fornecedores e contatos importantes de vendas.
• O plano de negócios te oferece a segurança que você precisa na hora de investir, diminuindo a quase 0% sua chance de erros. Consegue entender por que é tão importante?
Então não perca tempo, coloque em dia o seu planejamento da forma mais correta. E não se esqueça de que por trás de todo empreendedor, existe um grande plano de negócios.